AGRICULTURA inteligente e sustentável

Está nas nossas mãos assegurar o futuro da agricultura através da sustentabilidade.

Para enfrentar os desafios de amanhã, devemos hoje agir de uma forma correta. Conheça as iniciativas adotadas para preservar os recursos naturais e ajudar os nossos sócios agricultores e assegurarem o futuro de forma respeitosa para com o ambiente.

BOAS PRÁTICAS PARA COM OS PRODUTORES

Na Europa continental trabalhamos de forma direta com mais de 1.600 agricultores. Assinamos contratos anuais ou plurianuais o que lhes oferece uma segurança a longo prazo e rendimentos adequados, tornando-os nossos sócios.

Sabia que..?

os nossos produtores partilham o nosso amor pela batata? Esta é a razão pela qual metade está connosco há mais de 10 anos, alguns há mais de três gerações!

BOAS PRÁTICAS PARA COM O AMBIENTE

100% das batatas usadas nos nossos produtos da marca McCain provêm de parceiros agricultores certificados. Isto garante uma boa prática agrícola para a cultura da batata, incluindo a segurança alimentar e a monitorização.
Os técnicos e agrónomos da McCain, especialistas na cultura da batata e nas suas variedades, fazem visitas aos campos dos produtores, dando-lhes orientações, suporte técnico e partilhando conhecimentos.

PERTO DOS CAMPOS

Por que estão as nossas fábricas localizadas no Norte da Europa? A resposta está no solo, sendo dos melhores para a cultura da batata. Em média, os nossos centros de produção situam-se a menos de 150 km dos campos de batata, reduzindo o tempo e os custos de transporte e assim limitamos as emissões de CO2 enquanto damos apoio à agricultura local.

EXPLORAÇÕES PILOTO, UM LUGAR PARA INOVAR.

Desde 2016 que trabalhamos com 13 explorações piloto distribuídas pela Europa (6 em França, 1 na Bélgica, 3 nos Países Baixos e 3 na Polónia) para identificar as melhores práticas agrícolas para a elaboração de produtos de batata.
O objetivo: otimizar o rendimento, melhorar a proteção do solo e a biodiversidade, bem como identificar novas práticas e tecnologias. Após a sua aprovação, esse conhecimento é disseminado pela comunidade de produtores.

COMPROMISSO DE UMA AGRICULTURA REGENERATIVA

A McCain tem o compromisso de alargar, até 2030, a implementação das práticas de agricultura regenerativa a 100% do terreno de cultivo das nossas batatas em todo o mundo (praticamente 150.000 hectares).

Em que é que isto consiste? Trata-se de um conjunto de práticas agrícolas que melhoram e restauram a qualidade dos solos para os tornar resilientes, preservam a biodiversidade, reduzem as emissões de gases do efeito estufa e minimizam o investimento nas culturas, mantendo uma produção regular.

Entre os exemplos da agricultura regenerativa encontra-se a redução da profundidade do cultivo, a cobertura dos solos entre culturas com plantas vivas ou flores, o aumento de refúgios para aves e abelhas, a promoção de tecnologias para reduzir o uso de produtos fitossanitários, etc.

UM CAMPO DE POSSIBILIDADES

Através deste vídeo, viaje até à Holanda e veja como este agricultor trabalha em equilíbrio com a natureza: as flores, os insetos e as batatas convivem todos em harmonia

Quer saber mais? Descubra os nossos compromissos