Good Partner

Temos o compromisso de trabalhar em co-criação com parceiros locais de empresas e da sociedade civil para melhorar os meios de subsistência das comunidades nas quais operamos.

Acreditamos em negócios sociais, empresas que possuem um modelo de negócios alternativo baseado nos princípios de valor partilhado. Todos os lucros são reinvestidos no desenvolvimento do modelo, permitindo que o negócio social amplie sua missão social e reforce seu impacto ambiental e social. Até agora a McCain lançou 3 negócios sociais.

 

CAMPO VIVO:

Campo Vivo é uma co-criação da McCain e do Prémio Nobel da Paz, Muhammad Yunus. A Campo Vivo benefícia famílias de agricultores desfavorecidos em Une, na Colômbia, para o cultivo de batata, cenoura e ervilha. O negócio social compra as colheitas dos produtores a um preço justo e um Centro de Excelência de Cultivo proporciona a formação.

MOULAT EL KHEIR:

O Moulat L’Kheir foi criado em março de 2016, durante um workshop organizado em Casablanca, onde várias pessoas de diferentes profissões, idades e origens se reuniram . A ideia era encontrar o problema social que gostariam de resolver no seu país de origem. Assim nasceu Moulat L’Kheir. A Moulat l’kheir é uma empresa social criada em conjunto pela Agropros (uma empresa agrícola), a Label’vie (uma empresa do grupo Carrefour), a YoziFood (distribuidor local de alimentos), o Prémio Nóbel Pr.Yunus e a McCain. O objetivo de Moulat l’heir é combater a pobreza na área rural, proporcionando aos trabalhadores um emprego na produção de batatas e às mulheres locais um emprego num workshop para produzir batatas fritas. As batatas produzidas pelos homens são vendidas nas lojas Label’vie, e as batatas fritas são vendidas para a YoziFood, que as distribuem através de operadores de Food Services. Graças às vendas de batatas e batatas fritas, Moulat l’Kheir patrocina o programa de educação às crianças da área rural e para as meninas em particular.

EnVie:

A EnVie foi co-fundada peloa McCain, Randstad, Colryut, Reo Velling e pela Federação Belga de Bancos de Alimentos. A EnVie foi criada para reduzir o desperdício de alimentos. Na verdade, o objetivo é comprar legumes em intervalos de triagem para transformá-los em sopa. Além disso, Envie contrata desempregados de longa duração para, assim, os ajudar a encontrar um emprego novo e estável. Nesse processo, o Envie dá um rendimento extra aos agricultores pelos seus “vegetais feios”. Todas as sopas são vendidas em lojas do grupo Colryut e essa receita não permite que o negócio social se torne economicamente sustentável e aumente o impacto.